quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VIDEOGAMES AJUDAM PESSOAS TETRAPLÉGICAS


O biofeedback é um jogo especial, desenvolvido exclusivamente para a aplicação médica. Não qualquer videogame - é um jogo especial, controlado pelos impulsos elétricos de seu sistema nervoso, que o ajuda a recuperar parte da atividade perdida de seus membros.

Biofeedback ajudou Michael Rigon a recuperar movimentos e voltar às pistas. (Foto: Arquivo Pessoal).

“Após um acidente de carro há 11 anos, o veterinário Michael Rigon, de 32, perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. Mas ele ainda consegue jogar videogame. Não qualquer videogame — um jogo especial, controlado pelos impulsos elétricos de seu sistema nervoso, que o ajuda a recuperar parte da atividade perdida de seus membros. Ele é um dos muitos pacientes, em diversos países, que estão usando os jogos eletrônicos em tratamentos médicos. O objetivo é ter resultados mais rápidos e menos doloridos”.
O game que Rigon joga é parte de um programa chamado biofeedback. Nele, eletrodos colocados em partes-chave do organismo, ajuda a entender como o movimento funciona e como recuperá-lo.


"O biofeedback também ajudou a paulistana Mônica, de 42 anos, tetraplégica desde os seis meses de idade. Sua mãe, Solange Milano, diz que a evolução do quadro foi grande. Antes do biofeedback, a Mônica não conseguia mexer as pernas por que os joelhos dela eram comprimidos. Hoje ela consegue dar pequenos passos com o andador, conta Solange. "
Mônica (à esquerda, ao lado da irmã Jéssica) passou a andar com mais facilidade após tratamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário